segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VIAGEM PELO OESTE DA AUSTRALIA!!

Recomeçamos nossa viagem sentido Kalbarri, cidade que mais se parece uma vila. Sensacional! Por do sol mais LINDO que ja vi na vida. La encontramos belezas totalmente diferentes. De um lado o mar azul e vegetação bem colorida. Do outro a seca, deserto e calor de 50 graus. Kalbarri esta a mais ou menos 700 km de Perth, sentido norte. Chegamos la no dia 7 de janeiro. No meio do caminho paramos em Port Gregory, onde pudemos visualizar o Pink Lake (lago ROSA). Impressionante. Descobrimos que o lago e rosa devido ao excesso de beta-caroteno. Bacana!

Logo que chegamos em Kalbarri montamos o acampamento e fomos assistir o por do sol na praia. Na primeira noite ate conseguimos fazer um churrasquinho "a la Australia" (carne na chapa). Passamos duas noites em Kalbarri. No segundo dia fomos ao Parque Nacional de Kalbarri, onde conhecemos o ZBEND e o Dheloop. Belezas muito diferentes do que tínhamos visto ate o momento (praias e mais praias). Sao muiiiiiitas rochas altíssimas com um rio passando no meio. Tudo muito marrom. O Dheloop e como uma janela de rocha, muito lindo.

Após esse dia muito quente e de muitas caminhadas, assistimos mais um por do sol e nos recolhemos para o próximo dia de estrada.

Dia 9 de janeiro seguimos sentido Monk Mia. No caminho de Monk Mia paramos na Shell Beach, uma praia sem areia, mas cheia de conchas. Sao mais de 5 metros de profundidade de conchas, MUITAS conchas. A agua e quente, calma como uma lagoa e cristalina. Nao resistimos e fomos para agua de roupa mesmo.

Infelizmente nao consegui ilustrar o blog ate agora. Estou colocando todas as fotos no Facebook.

Continuando… Chegamos em Monk Mia por volta das 14h. La, fomos direto para o camping onde tem a atração dos golfinhos todas as manhas. Ate agora acho que esse foi o camping mais diferente. De frente para o mar, com piscina, restaurante, mercado… Monk Mia se resume a um RESORT. Estava um calor DAQUELES. Muito quente e MUITAS moscas por todo lugar. Tivemos que esquecer dessa parte para curtir o máximo possível. No primeiro dia apenas comemos no restaurante do camping e morremos na graminha perto da piscina. =) Mais no final da tarde, quando o sol estava se pondo, fomos para o MAR. O maior presente da noite foi a presença do golfinho ha no máximo 3 metros de distancia de nos. 3 golfinhos passaram enquanto nadávamos.

No dia seguinte acordamos cedo para ver os golfinhos de pertinho. Por volta das 8h eles apareceram. 13 golfinhos muito dóceis e encantadores. Ficamos todos babando enquanto os voluntários do Resort alimentava-os.

Depois de fotografarmos e filmarmos os golfinhos ate nao poder mais, nadamos um pouco e desmontamos o acampamento para seguir viagem. Ja estamos CRAQUES em montar e desmontar barraca, esvaziar e encher o carro. =)

Ah! Esqueci de contar no outro post sobre o carro. Pegamos o carro no dia 31 de Dezembro, por volta das 17h. Viajamos com um ELANTRA, 2.0 16 válvulas, automático. Nao preciso falar que e bem confortável. Aqui na Australia nao se encontra carro fraco ou manual para alugar. Os carros que a gente vê na estrada sao monstruosos (rs). Nao posso deixar de comentar que a pratica do CAMPISMO aqui na Australia e algo fora do normal. Todos os campings que fomos ate agora estavam todos CHEIOS. Os campistas aqui nao passam necessidade. A maioria tem trailer, motorhome ou uma SUPER barraca e todos os utensílios mais modernos de camping. Eu e o Je ficamos babando na estrutura! E demais!

Ja escrevi um monte e ainda nao terminei o lado OESTE. Precisarei de um post so para o inicio do lado leste.

Continuando… Saimos de Monk Mia e seguimos sentido Exmouth, que fica 1300 km de Perth (ainda sentido NORTE). No caminho para Exmouth paramos para almoçar em Carnavon, uma cidade que infelizmente estava bem destruída devido as chuvas que passaram no natal. Almoçamos e seguimos para Exmouth, onde chegamos por volta das 19h. Ja estava de noite quando encontramos um camping por la. Tivemos a sorte de achar um camping bem perto do Ningaloo Reef, onde estávamos doidos para conhecer.

Estava muito mais quente em Exmouth do que em Monk Mia. Tipo um calor INSUPORTÁVEL. Detalhe que o Jefferson dormiu no carro em Monk Mia, o que nao foi diferente em Exmouth. Descobrimos que o nosso cochao estava furado. Entao, decidimos nem montar a barraca e dormir os dois no carro. Foi a noite mais "TRASH" da viagem. Misturou o calor, com o desconforto, com os mosquitos…. Acho que dormimos umas 2 horas… 5h30 eu ja estava fora do carro (rs).

Era día 11 de janeiro. Fomos logo cedo a recepção para tentar fazer o passeio no Ningaloo Reef. O ônibus do passeio ja tinha partido. Saímos correndo e de carro conseguimos alcanca-lo. Chegamos a tempo para a saída do barco. Ningaloo Reef e uma barreira de corais que fica no Oceano Indico. Foi um passeio lindissimo. Fizemos snorkelling na barreira de corais por uns 40 minutos. Pena que nao temos uma maquina a prova d'agua para registrar as belezas do fundo do mar. Fica na memoria…

O guía do passeio e um mergulhador experiente que vive do turismo, levando turistas para mergulhar e fazer snorkelling. Vida dura a dele viu. No passeio ele conta os inúmeros locais que ja mergulhou.

Apos o mergulho, fomos para o camping e aproveitamos o resto do dia por la. Nadamos na piscina e conhecemos a praia mais próxima do camping. Praia deserta, cheia pedras e grandes "cascos" de ostras abandonados.

Nessa noite decidimos pagar um pouco mais por uma cabana com ar condicionado. Como no dia seguinte dirigiríamos ate Perth, resolvemos ter uma noite confortável. Dormimos como anjos e no dia seguinte, logo cedo, partimos para Perth. Foi um dia inteiro de viagem. 1300km. Dessa vez nao teve parada para comer. Levamos lanchinhos de queijo e assim fomos ate chegarmos em Perth, por volta das 20h. Em Perth visitamos a Anne na casa do Vini e dormimos na casa do Dauton, amigo nosso que quebrou nosso galho pela segunda vez. Dia seguinte acordamos cedo e pegamos estrada para o SUL.

Decidimos tentar conhecer uma cidade do sul que queríamos muito ir. Como no inicio da viagem tivemos o triste imprevisto da Anne, tínhamos desistido de continuar a viagem para o SUL e mantivemos apenas os planos para o NORTE. Porem, quando chegamos em Exmouth verificamos a possibilidade de ir no dia 13 para Denmark, 450km de Perth e voltar no dia 14. Foi o que fizemos. Tudo bem corrido mesmo!

Chegamos em Denmark por volta das 13h do dia 13 e aproveitamos o máximo que pudemos. Fomos nas praias e pontos que achamos mais interessantes quando descobrimos os pontos turísticos no posto de informação de Denmark. As praias sao paradisíacas. Também fomos a um passeio na Tree Top Walk. Trata-se de um passeio no alto das arvores de mais de 40m de altura. Da um pouco de medo la de cima, mas e muito interessante. Dormimos em um camping dentro de um Parque Nacional, como a maioria dos campings que dormimos. Ha MUITOS parque nacionais na Australia. Alguns e permitido o campismo e sao nesses que tentamos ficar. Primeiro porque sao lindos e com vida selvagem ativa (vemos animais muito de perto), e também porque sao bem mais baratos que os Caravans Park (campings particulares).

As estradas do lado OESTE da Australia sao vazias. Viajamos quilômetros e mais quilômetros sem cruzar um único carro. Quando passávamos por algum automóvel, eram caminhões GIGANTES, chamados de trem de estrada. Segundo o Jefferson sao caminhões com quase o dobro de potência dos caminhões do Brasil e com aproximadamente 60m de comprimento. Crazy! Alem disso, volta e meia encontramos cangurus atropelados e outros vivos, pulando na frente do carro. Ja levamos alguns sustos com eles.

A maioria das estradas sao de mao única e, provavelmente, por isso, a maioria dos carros tem motores potentes. Haja motor na hora de ultrapassar um caminhão grande como os daqui, ja que os mesmos viajam sempre no limite da velocidade da pista!

Voltando a viagem… Dia 14 de janeiro acordamos cedo e voltamos para Perth. La foi uma correria para diminuir as malas e arrumar tudo corretamente para pegar o avião para Melbourne as 23h. As 19h chegamos no aeroporto. Devolvemos o carro para a locadora no proprio aeroporto e esperamos ate o horario do CHECK IN do nosso vôo.

No próximo posto contarei como foi nossa chegada ao lado leste, as aventuras e apertos que vivemos!=)

Gostaria de finalizar o post agradecendo ao Felipe e Aline, casal nota 10 de quem compramos nosso kit camping. O kit e fundamental para a viagem. Barraca excelente, fogão sensacional (queria levar para o Brasil)… Saudades!
Alem disso, aproveito para dizer que estamos com muitas saudades do nosso Brasil, família, amigos… De doer mesmo!!=/ Mas… também tenho que dizer que viajar pela Australia com certeza serra INESQUECÍVEL. Sao belezas e mais belezas naturais de um pais que por onde passamos descobrimos o quão maravilhoso e!

Faltam 15 dias…

Abraco e saudade…

2 comentários:

  1. ahahahaha....Seeee...estou arrepiada....lendo seu "pequeno" post lembrei exatamente de qd fiz as mesmas pegadas de vcs!! É e será para SEMPRE INESQUECÍVEL!! Que bom que aproveitaram o kit de camping. Tbm queria ter trazido tuuuuudo daí, pena q nao coube na minha mala =(
    Meuuuuuu ameiiiiii o agradecimento...estou aqui segunrando minhas lágrimas pois a saudade está apertando!!
    Aproveitem muito aiiii!!
    beijaooo ao casal querido!!!

    ResponderExcluir