domingo, 1 de agosto de 2010

Férias!

As férias do inglês chegaram e junto com ela vieram as novas atividades. Há uma semana eu e o Jé estamos de férias. Essa primeira semana foi realmente de descanso. Dormimos muito, pois estávamos bem cansados da rotina de acordar às 4h30 para trabalhar, 9h começar o inglês, que termina às 15h e 17h começar a trabalhar de novo ou ir para casa cuidar das coisas (comida, casa, roupa).

Enfim... Esse descanso nos ajudou a voltar as atividades. Apesar de não termos escola, agora temos bicicletas. Adquirimos duas bicicletas novinhas há duas semanas. $49 cada uma. Não podíamos perder essa promoção. Aliás, não sei se comentei no BLOG, mas bicicletas, motos e carros são muito baratos aqui na Austrália. Por exemplo, um carro utilitário confortável, 4x4, top de linha você pagaria em torno de R$100.000 no Brasil. Aqui na Austrália você pagaria $35.000 o mesmo carro, algo em torno de R$59.000. É realmente uma grande diferença, não é mesmo?

Voltando ao assunto da bike, passamos a utilizá-la para ir para o trabalho todas as manhãs (madrugadas (rs)) e sempre que precisamos fazer algo vamos de bike. É muito bacana andar de bike em Perth, pois praticamente toda a cidade é plana, há ótimas ciclovias (o ciclismo é super incentivado por aqui) e as vistas são lindíssimas. Ontem, domingo, andei 16km até Fremantle, bairro onde ficam os restaurantes que trabalhamos. Demorei uma hora e meia, mas tive uma das vistas mais lindas que já ví aqui em Perth. Estava um dia muito lindo e foi muito massa passar pelas praias de Perth de bicicleta. Infelizmente não tirei nenhuma foto desta vez.

Outra novidade é que finalmente marcamos nossa viagem de volta para o Brasil. Sairemos daqui no dia 03 de Fevereiro de 2011, faremos uma parada de dois dias em Dubai antes chegarmos nas terras brasileiras. Nossas aulas começarão dia 13 de Setembro e terminarão dia 03 de Dezembro. Pretendemos trabalhar até o dia 09 de Janeiro e o restante dos dias passear um pouco pela Austrália. Ainda estamos planejando essa viagem.

No último post comentei que meu blog se tornaria mais informativo. Porém, pensei melhor e pesquisando na Internet percebi que há diversos sites, principalmente das agências de viagens que informam absolutamente tudo sobre a Austrália, com dicas para estudantes com todos os tipos de informações. Por isso, acho que continuarei com o meu blog mais "pessoal", com as minhas histórias, experiências e descobertas.

Ah! A vida no ap novo está bem legal. Já nos acostumamos com o uso comunitário da máquina de lavar roupa (rs). Cada vez que usamos precisamos colocar 3 moedas de $1,00. Só falta nos acostumarmos com a nossa vizinha que cismou que somos barulhentos. Ela já bateu duas vezes na nossa porta para dizer que falamos muito alto e em uma língua que ela não entende (rs). Pedimos desculpas à ela, mas frisamos que continuaremos conversando (rs), seja de noite ou de dia.

Por enquanto é isso, pessoal!

Já que estou de férias me comprometo a atualizar o site com mais frequência.

Beijos em todos vocês!

domingo, 4 de julho de 2010

Mudanças!

Julho chegou e Junho voou! Em 20 dias entramos de férias. Teremos quase 2 meses de férias, apenas trabalhando e estudando inglês por conta própria. Em Setembro iniciaremos o inglês novamente, que terminará em Dezembro.

Tenho algumas mudanças para contar. Mudamos de casa. Eu e o conseguimos alugar um apartamento só para nós. Mudamos na última quinta-feira, mas já está tudo em ordem. Estamos muito contentes, o apartamento é bacaninha, do lado da linha do trem sentido nossos trabalhos, perto da escola. Tudo de bom! Coloquei algumas fotos abaixo para vocês verem nossa terceira morada em Perth (rs). Em 4 meses já moramos e 3 diferentes casas (rs). Mas, tenho que confessar que já estamos sentindo falta do Vini e da Mini.

A outra mudança é a do blog. Iniciarei alguns posts mais úteis (rs), com mais informações sobre moradia, escolas, realidade do estudante aqui em Perth, enfim. Informações legais para quem está planejando vir para Austrália estudar. Assim, o blog será além de um espaço para contar sobre as nossas experiências, uma fonte de informações.

Começarei com um POST sobre os tipos de moradia encontradas aqui. Eu e o vivemos em 3 diferentes moradias: share house, homestay, apartamento alugado. Outra opção é o backpacker (muito famosos por aqui). Em toda as esquinas tem um backpacker. O backpacker é igual um albergue, onde diversos estudantes dividem o mesmo quarto. Você pode ter um quarto só para você, pode dividir com algumas outras pessoas, como também tem opção de dividir com mais de 10,15 pessoas um mesmo quarto. Isso vai depender do seu estilo e do seu bolso.

Contarei com detalhes no próximo POST exatamente como funciona, vantagens e desvantagens, entre outros detalhes.

Uma das coisas que mudou muito por aqui foi a temperatura. Perth está gelado. Já nos acostumamos com a mínima de 1 grau e a máxima de 15 graus. Estamos usando até um aquecedor que tem aqui no apartamento novo.

Esse mês remarcaremos a data da nossa passagem de volta para o Brasil. Pretendemos alterar para o mês de Fevereiro. Além disso, levantaremos a papelada necessária para renovação do visto, que será outro assunto que tratarei em um dos meus posts.

Em se tratando de Copa do Mundo, assunto mais comentado no último mês, a divulgação e animação da Austrália passa bem longe da do Brasil. Por aqui não parece que está tendo Copa do Mundo. Parece um campeonato como outro qualquer. É claro que há propagandas, há um espaço dedicado a Copa do Mundo no principal jornal de Perth (West Australian), posters, fotos, cachecóis, camisas e a famosa vuvuzela à venda, mas não há a energia e paralisação total que temos no Brasil.

Como os australianos sabem que as chances da Austrália ganhar uma Copa do Mundo são mínimas, eles não deram nem um 1/3 da importância para Copa do que eles dão aos campeonatos de futebol australiano, futebol americano e rugby, três esportes que são febres por aqui. Não posso deixar de comentar que achei muito engraçado quando à venda o DVD dos melhores momentos da Austrália e Nova Zelândia na primeira fase da Copa. Hilário, não?

Bom, eu não sou uma pessoa ligada o futebol. Ganhando ou perdendo, no dia seguinte terei que trabalhar, estudar e continuar minha vida. Se ao menos um décimo do que o Kaká ganha viesse para minha conta (rs).

Finalizarei esse post com um texto muito bacana sobre exatamente o que estou vivendo e sentindo nesse momento da minha vida:

MORAR FORA não é apenas aprender uma nova língua.
Não é apenas caminhar por ruas diferentes ou conhecer pessoas e culturas diversificadas.
Não é apenas o valor do dinheiro que muda.
Não é apenas trabalhar em algo que você nunca faria no seu país.
Não é apenas ter a possibilidade de ganhar muito mais dinheiro do que se ganhava.
Não é apenas conquistar um diploma ou fazer um curso diferente.
Morar fora não é só fazer amigos novos e colecionar fotos diferentes.
Não é só ter horários malucos e ver sua rotina se transformar.
Não é só aprender a se virar, lavar, passar, cozinhar.
Não é só comer comidas diferentes, pagar suas contas, se preocupar com o aluguel.
Não é só não ter que dar satisfações e ser dona do seu nariz.
Não é só amar o novo, as mudanças e também sentir saudades de pessoas queridas e algumas coisas do seu país.
Não é só levantar da cama em um segundo quando chega encomenda da sua família.
Não é apenas já saber que é alguém do Brasil ligando quando toca seu celular todo domingo no mesmo horário.
Não é só a distância.
Não são apenas as novidades.
Não é só uma nova vista ao abrir a janela.
Morar fora é se conhecer muito mais…
É amadurecer e ver um mundo de possibilidades a sua frente.
É ver que é possível sim, fazer tudo aquilo que você sempre sonhou e que parecia tão surreal.
É perceber que o mundo está na sua cara e você pode sim, conhece-lo inteiro.
É ver seus objetivos mudarem.
É mudar de ideia.
É colocar em prática.
É ver sua mente se abrir muito mais, em todos os momentos.
É se ver aberto para a vida.
É não ter medo de arriscar.
É aceitar desafios constantes.
Morar em outro pais é se surpreender com você mesmo.
É se descobrir e notar que na verdade, você não conhecia a fundo algo que sempre achou que conhecia muito bem: VOCÊ MESMO!"
(autor desconhecido)


Muitas saudades!











quarta-feira, 9 de junho de 2010

3 meses de Australia!

Semana passada fez 3 meses que estamos aqui em Perth. Há 3 meses estávamos perdidos por aqui achando tudo novo, correndo atrás de casa e trabalho (rs). Tantas coisas mudaram nesse tempo! Apesar de achar que passou bem rápido, as vezes sinto que estou aqui há muito mais tempo.

Hoje é segunda-feira, dia 07/06 (aniversário da Pepe, prima querida), feriado. Trata-se do aniversário da rainha Elizabeth. Como a Austrália foi colonizada pelos ingleses, no dia do aniversário da rainha é feriado aqui. Portanto, hoje pude descansar, estudar e cuidar das tarefas domésticas (básico). O Jé começou em um trabalho novo como 'kitchen hand" (ajudante de cozinha) em um restaurante. São 20h30 e ele começou a trabalhar às 11h. Dia cansativo para ele. Eu trabalhei sexta, sábado e domingo no TURCO e a partir da proxima semana, trabalho as segundas-feiras tambem. Já me acostumei com o trabalho. Sábado fico a maior parte do tempo sozinha, além do chef, é claro. Até que tem sido legal, tenho conversado com muitas pessoas, além do dono do restaurante que está conversando bem mais comigo agora.

Nesse final de semana fizemos uma "BIG" festa aqui em casa. Como terminamos o curso do Cambridge resolvemos comemorar, já que a maioria dos colegas voltarão para os seus países. A festa foi bem bacana e vieram umas 30 pessoas. O Vini, a Mila e o Jé organizaam tudo, pois eu trabalhei sábado o dia todo e só cheguei em casa para a festa mesmo.

Mês passado eu e o Jé completamos 6 aninhos de namoro! Para comemorar almoçamos em um restaurante italiano muito bom aqui em Perth. Por incrivel que pareça, foi a primeira vez que saimos para comer em um restaurante de verdade, que não fosse fast food. Foi muito bom! Coloquei algumas fotos abaixo para vocês apreciarem o espaguete com frutos do mar que eu comi e a pizza Marguerita do Jé.

Essa semana o Jé e a Mila voltam para o curso de General English e eu volto na próxima segunda-feira. Faremos curso até dia 23/07. Do dia 23/07 ao dia 23/08 estamos de férias. Durante esse período precisaremos ir atrás da papelada para renovação do visto, que parece que vai dar certo. Nossa ideia é renovar até Dezembro e pegar nossas ferias até fevereiro. Vamos ver no que vai dar!

Estou com muitas saudades de todos no Brasil! De cada um. É engraçado como só o fato de você estar em outro país você passa a sentir saudades de pessoas que não via sempre nem quando estava no Brasil. rs.

Ah! Fizemos uma pagina no YOUTUBE e colocamos alguns videos malucos. Link para o primeiro que fizemos na nossa primeira semana em Perth: http://www.youtube.com/watch?v=aL5qzeBcWx4 . Para ver os resto dos videos basta clicar no nome usuário (embaixo do video): 4lostfriends.

Divirtam-se! Boa semana a todos e até a próxima!!




segunda-feira, 24 de maio de 2010

New Photos: Festa em casa, Red Bull Air Race, Rotness Island.



Nosso carrinho:



Red Bull Air Race:












Noite em Perth:

Rotness Island:



















Mila no paraíso:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Na correria da vida!

Amigos! Quanto tempo!

Quase três semanas se passaram e muitas coisas aconteceram por aqui!
Meu tempo esta comprometido (rs). Já estou pedindo ferias... (rs).

Bom... Vamos começar pelo o que interessa: inglês. Após dois meses aqui posso contar um pouco das minhas percepcões sobre o meu aprendizado por aqui. Vamos lá...

Estou bem contente com o curso do Cambridge. É puxado, mas com certeza já me ajudou a progredir bastante. Eu diria que em gramática, leitura e escrita estou muito melhor do que quando cheguei aqui. Escuta e fala ainda tenho muito o que melhorar. Para ficar realmente bom em listening e speaking você precisa conversar com pessoas que já falam inglês muito bem. De preferência um nativo. É claro que você pode melhorar apenas indo a escola, escutando CDs de livros, conversando com os colegas de classe. Mas, o IDEAL é ter amigos, contatos ou convívio com pessoas com alto nível de inglês. Aí sim você conversará com alguém que sabe, desenvolverá um dialogo que não seja BÁSICO, além de escutar corretamente a pronúncia das palavras, gírias, sotaque... etc...

Seria bem bacana se a gente trabalhasse em um local onde pudessemos praticar o inglês. Infelizmente no restaurante turco eu não pratico como gostaria. Os turcos são bem fechados eu diria. Não tem muita conversa. Mesmo o restaurante vazio, os funcionários não conversam entre eles. Ainda não me acostumei com isso! Totalmente diferente dos brasileiros e dos australianos, que são muito comunicativos. E por falar em trabalho, minha vida e a do Jefferson tem sido TRABALHO e ESTUDO. Não muito diferente do Brasil, né? Rs. Mas, aqui saimos bem menos (ainda). Precisamos de mais tempo para aproveitar melhor as belezas da Austrália. Sempre que estamos em casa, temos tarefas de casa para fazer (comida, lavar, passar...) ou estudar inglês. Em dois meses ainda não conseguimos entrar no ritmo " Brasil", onde tínhamos uma vida social mais agitada (rs). Bem mais!

Eu, o Je, o Vini e a Camila estamos trabalhando na mesma empresa de cleaner. O primeiro foi o Jefferson. Ele começou trabalhando como cleaner na TAFE (Technical and Further Education), excelente escola de ensino técnico e superior por aqui. Uma semana depois, a supervisora estava precisando de outra pessoa e o Jefferson me indicou. Agora estamos indo juntos todas as manhas (de segunda a sexta), trabalhamos antes da aula. Além disso, continuo no turco as terças, sextas e sábados. A única desvantagem de trabalhar por aqui, assim como no Brasil, é pagar imposto. 32% do nosso salário vai para o governo. Felizmente, antes de voltarmos para o Brasil poderemos reaver esse dinheiro.

Continuando... Semana passada o Vinicius também foi chamado pela agência de cleaner e esta trabalhando todas as tardes após a escola, assim como a Camila, que começou essa semana! Todos cleaners na Austrália. Engenheiros e Relações Públicas no Brasil, cleaners na Austrália (rs). Crazy life? Agora esta difícil de arrumar tempo para fazer janta e almoço do dia seguinte. Mas, eu diria que é melhor trabalhar cedinho do que a tarde. É muito bom sair da escola e poder ir para casa ou academia, biblioteca...

Estas são as novidades que tenho até o momento. Eu e o Je ainda não sabemos com certeza se ficaremos aqui após agosto ou se voltamos para o Brasil. Logo, logo precisaremos pensar nisso, pois se resolvermos ficar, temos que fazer nossas contas e escolher o curso que queremos fazer e providenciar toda a papelada do VISTO novamente.

Estou bem atrasada com as fotos por aqui. A internet também não ajuda muito. Estou em um país de primeiro mundo, onde a internet parece "discada". Há picos altos e baixos. Porém, os picos altos duram 3 a 5 dias e os baixos o restante do mês. Há dias que não consigo abrir meu email. Quanto mais downloads você fizer, mais memoria da internet você usará e mais rápido a internet ficará lenta. Como compartilhamos a internet (wireless) com 2 casas, a memória não dura nada. O chato é quando a internet de casa e a da escola ficam lentíssimas ao mesmo tempo.
Queridos... Ficarei por aqui, mas prometo que volto em breve! Não posso abandonar meu "diário quinzenal" (rs).

Ah! Tenho uma curiosidade: Você sabia que o maior teatro do mundo fica em Perth? Chama-se Perth Entertainment Center e pode acomodar até 8.500 pessoas. Seu palco principal mede 21,3 metros de largura. Assim que eu conhecê-lo, conto para vocês!

Beijao e até mais!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Final de Abril!

Salve, salve!

Já estava com saudades do BLOG!

Segunda-feira, 26/04. Feriado! O nome do feriado é ANZAC (Australia and New Zealand Army Corps), sigla que designa o exército conjunto da Austrália e Nova Zelândia em tempos de guerra. Todos os anos, no dia 25 de Abril, ambos os países celebram o "ANZAC Day" em que ocorrem desfiles militares em todas as grandes cidades e seus cidadãos relembram os esforços dos homem que serviram às guerras, prestam homenagem àqueles que já faleceram, e mostram admiração pelos militares que hoje estão em serviço. O feriado foi ontem, entretanto, aqui na Austrália, sempre que um feriado cai no final de semana, o próximo dia útil ou o dia útil anterior é feriado.

Ontem fizemos uma pizzada com alguns amigos aqui em casa. Foi bem bacana. Sexta e sábado trabalhei no turco. Tudo na mesma: escola-academia-casa. Aos finais de semana: turco. Continuo tentando um trabalho de barista em algum café próximo de casa.

A novidade é que o Jé conseguiu um trabalho como cleaner em prédios comerciais. Uma pessoa que trabalha como cleaner é responsável pela limpeza de algum local. Aqui na Austrália têm máquinas para tudo, tanto é que para utilizar alguns tipos de aspirador é necessário que você tenha uma licença para uso. O Jé não precisou de licença para utilizar as máquinas de limpeza, apenas comprovar que pode dirigir. A carta de motorista do Brasil tem validade de um ano aqui na Austrália. Ele saberá dos detalhes da vaga amanhã, terça-feira. Provavelmente ele precisará do carro para ir de um local para o outro com os equipamentos necessários para limpeza.

Trabalhar como cleaner é muito comum na Austrália, principalmente enquanto você não tem inglês fluente e para aqueles que querem ganhar um pouco de dinheiro fazendo algo simples e rápido (o cleaner trabalha entre 3 a 4 horas por dia), sem precisar atender o público. A desvantagem é que você não pratica inglês e é um trabalho solitário.

É complicado sair do seu país e trabalhar em subempregos, principalmente quando você tem uma formação e trabalhava na sua área no seu país. Mas, se for algo temporário e para ganhar um dinheiro, não é tão ruim. Já conhecemos vários brasileiros que estão aqui há 2, 3 anos trabalhando de subemprego, pois ganham mais como cleaner, waiter/waitress, chef (cozinheiro), etc, do que em suas áreas no Brasil. Infelizmente é a realidade de muitos por aqui.

Eu até acredito que pode ser legal ficar um tempo estudando e trabalhando (guardando dinheiro) e voltar para o Brasil. Porém, não devemos perder o foco e nossos objetivos. Mesmo sendo um país de primeiro mundo, com altíssima qualidade de vida, eu acredito que morar no seu país e trabalhar na área que você escolheu e estudou para atuar é a melhor opção. Pode ser cedo para falar, mas mesmo se eu me apaixonasse pela Austrália (como quase todas as pessoas que vem para cá), eu só construiria minha vida aqui atuando na minha área e aprimorando meus conhecimentos como relações públicas.

Voltando para os últimos acontecimentos, final de semana passado teve o Red Bull Air Race World Championship (corrida de avião) aqui em Perth. Provavelmente vocês devem ter ficado sabendo que, infelizmente, o único brasileiro da competição sofreu um acidente dois dias antes e não pôde competir. O Vini, a Mila e o Jé foram assistir. Eu consegui assistir apenas os treinos, pois aconteceram do lado da escola de inglês, sobre o Rio Swan.

Ah! Esse final de semana a Mila foi para Rotness Island, uma ilha magnífica aqui em Perth. Pra ir você precisa pegar o ferry (balsa). Uma hora de viagem. Ela e a Thaís (uma amiga do Rio de Janeiro) foram no sábado e voltaram ontem, domingo. As fotos são incríveis. O mais legal é que você pode conhecer toda a ilha de bike. É um passeio que vale muito a pena. Tentarei ir com o Jé antes de voltar para o Brasil.

Um fato triste que aconteceu não muito longe daqui (500km), foi um terremoto de 5,0 graus de magnitude. Muitas casas e locais comerciais foram destruídos. O local atingido é a principal região de mina de ouro do oeste australiano. Felizmente, Perth não sentiu absolutamente nada.

Por hora é isso, pessoal! Essa semana colocarei algumas fotos do Red Bull Air Race e da maravilhosa ilha de Rotness.

Assim que possível, voltarei para contar as últimas experiências!

Beijão e boa semana a todos!=)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fotos! Finalmente!=) Penguin Island, Scarborough beach e Milner Party.


Milner Party:





Scarborough beach:




Penguin Island:



A ilha está do outro lado.



Começando a travessia...


Eu, a Mila e o Vini caminhando no oceano=)


Chegando na ilha...






Pelicanos!